Estimados Membros da Ordem dos Engenheiros
Ilustres Convidados,
O XXIII Congresso Nacional da Ordem dos Engenheiros decorrerá nos próximos dias 25 e 26 de janeiro de 2024, na cidade do Porto, e terá como tema central a “Engenharia para o Desenvolvimento”.
Sem o engenho e a intervenção dos Engenheiros, não teríamos hoje, da mesma forma, a infraestrutura, a tecnologia e os sistemas essenciais ao bom funcionamento da sociedade moderna. Os Engenheiros desempenham um papel vital na criação do mundo em que vivemos, e o seu trabalho é absolutamente essencial para pensar um futuro melhor para as gerações vindouras.
Num momento em que se avizinha uma nova geração de investimentos públicos em Portugal, desde o acesso a habitação digna, passando por formas de construção sustentável até ao planeamento urbanístico, passando pelas novas tecnologias, era digital, ação climática e demais transformações, o papel da Engenharia é primordial. A aplicação dos conhecimentos técnicos e capacidades de sistematização e resolução de problemas pelos Engenheiros apoiam os decisores políticos a criarem políticas públicas informadas que priorizam a soluções e que melhoram continuamente as condições de vida das comunidades.
É pois, através da integração de tecnologias avançadas e abordagens inovadoras e sustentáveis que os Engenheiros contribuirão o desenvolvimento económico sustentável.
Mais do que nunca, na engenharia, o futuro pensa-se agora e sempre.
É esse o principal objetivo do XXIII Congresso Nacional da Ordem dos Engenheiros. Debater os grandes desafios e oportunidades da Engenharia para o desenvolvimento de Portugal e para o mundo é, essencialmente, pensar o seu futuro.
Faça parte da inspiração que impulsiona inovações transformadoras e molda o futuro do mundo através do poder criativo dos engenheiros.
Fernando de Almeida Santos
Bastonário